JÁ PENSOU EM REALIZAR UMA AVALIAÇÃO GENÉTICA ATRAVÉS DAS IMPRESSÕES DIGITAIS PARA A DESCOBERTA DOS NÍVEIS DE VELOCIDADE DE RACIOCÍNIO / APRENDIZAGEM, DIAGNÓSTICO PRECOCE DA SAÚDE,  E AINDA ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO ESPORTIVO? Veja como e onde fazer, minimizando erros e potencializando acertos na escolha de profissionais pelo rh da sua empresa, além da orientação para o fitness e esportes até o alto rendimento.

https://www.sportslab.com.br/wp-content/uploads/2016/04/servicos-19.png

O Ser Humano sempre foi motivo de muitos estudos em busca de subsídios para se trabalhar em prol de uma vida plena e digna. Para que seja possível encontrar o ideal de uma vida saudável ou mesmo esportiva, é necessário “a priori” entender a individualidade de cada Ser, observando atentamente o código genético a que foi designado desde sua concepção.

Juan Vucetich (1891) criou o Sistema Datiloscópico Argentino, difundindo-se em todo o mundo como o melhor e mais exato método de identificação Humana. Edward Richard Henry (1901), após estudar as impressões digitais, classificou os desenhos digitais com a seguinte nomenclatura: Arco(A), Presilha(L), Verticilo(W), que posteriormente serão evidenciados com mais detalhes.

Harold Cummins (1926), modificou o termo datiloscopia para DERMATOGLIFIA definindo-a como ciência médico-genética e biológica, que auxilia no diagnóstico de anomalias cromossômicas.

O QUE É? PARA QUE SERVE?

DERMATOGLIFIA, é a ciência que estuda a ponta dos dedos e desenhos das palmas das mãos e dos pés. Existe uma relação entre a formação embrionária das Impressões Digitais e o SNC (sistema nervoso central). O SNC aponta que sinapses mais rápidas ou mais lentas diferenciam o sistema motor do indivíduo. Essas relações embrionárias demonstram que existem indivíduos que se diferenciam um do outro pela facilidade na Alfabetização (escolar e motora) respeitando a sua individualidade biológica ou podemos dizer sua Genética. Claro que apenas esse dado inato não faz o Homem mas sim a Epigenética ( genética + variáveis fenotípicas).

A Dermatoglifia é um método científico no qual obtemos informações reais sobre o potencial genético de desenvolvimento fetal de cada pessoa, a partir do estudo das impressões digitais. É um exame simples e não invasivo, a chamada análise dermatoglífica.

·       INDICAÇÃO:

Para qualquer pessoa, a partir dos 4 anos de idade, com qualquer nível de condicionamento físico.

·       BENEFÍCIOS:

Obtenção de indicadores de velocidade de raciocínio, facilidade de aprendizagem (alfabetização e potencialidades biomotoras), diagnóstico precoce de problemas como hipertensão, diabetes entre outros, além de possibilitar a orientação da melhora e otimização do desempenho físico e prevenção de lesões.

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL genético PELA DERMATOGLIFIA DIGITAL

 

NAS EMPRESAS:

Nesse caso das empresas podemos utilizar a Dermatoglifia como um dos instrumentos a mais para o RH realizar a busca de potenciais talentos (motores + sinapses mais rápidas) onde a economia de recursos se dá na aprendizagem mais rápida de indivíduos que tem essa predisposição genética. Como dissemos anteriormente, a genética apenas não faz o profissional, mas utilizando outros recursos de capacitação, esses indivíduos predispostos geneticamente terão uma aprendizagem mais intensa, rápida, tomada de decisões controladas economizando recursos e tempo.

NA SAÚDE:

Através da Dermatoglifia é possível verificar na saúde padrões hipertensivos, padrões do diabetes, de cáries dentárias e desordens bipolares, caso também realizada nas palmas das mãos.

NO ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA:

Nas digitais, além da identificação das potencialidades biomotoras e descoberta das potencialidades genéticas das qualidades físicas e esportivas (força, velocidade, força explosiva (potência), agilidade, resistência e coordenação motora), é fator determinante para uma correta prescrição de exercícios adequando-os as potencialidades do avaliado, dentro de um programa de treinamento ou na indicação do esporte que mais se adequa as suas condições genéticas (orientação esportiva).

NA ALFABETIZAÇÃO:

Na pré escola é possível identificar padrões de baixa coordenação motora e por consequência realizar um trabalho motor anterior ao aletramento facilitando assim, a alfabetização. Dessa forma, qualificando o trabalho e maximizando as potencialidades predominantes, fazendo o organismo responder melhor ao estímulo de treino recebido.

 

A captação das impressões digitais pode ser realizada através de rolete entintador com impressão em folha de papel para leitura posterior ou por meio de um Leitor Dermatoglífico® (scanner informatizado) tendo em ambos os casos sua análise interpretativa realizada pelo Dr. Mauro M. Macêdo que mostra as características qualitativas e quantitativas do genótipo. Este direcionamento é feito através do estudo de 3 tipos de desenhos (arco, presilha e verticilo) encontrados nas digitais dos 10 dedos das mãos, onde cada desenho tem um significado, além da quantidade de linhas de cada desenho.

 

https://sportslab.com.br/wp-content/uploads/2018/08/captac%CC%A7a%CC%83o-impressao-digital.png

 

Abaixo, os tipos de desenhos digitais encontrados no ser humano:

1ARCO (ARCH-A) É o datilograma caracterizado pela ausência de delta. Sua prevalência sugere a presença de Força e a baixa Coordenação Motora.

 

 

 

 

2 – PRESILHA É o datilograma formado por uma ou mais laçadas (alças) que apresentam sua abertura voltada para o lado do osso radial (Lr) ou para o lado ulnar (Lu). Sua prevalência sugere a predisposição a Velocidade e a Força Explosiva.

  

 

 

 

3 – VERTICILO (WHORL-W) É o datilograma caracterizado pela presença de dois deltas localizados em lados opostos. Sua prevalência sugere a predisposição a Resistência e a Alta Coordenação Motora.

 

 

 

 

 

Durante o período gestacional, as impressões digitais vão se formando na ponta dos dedos de acordo com comandos genéticos e com a maturação do sistema nervoso central. Assim, o indivíduo traz escrito na ponta dos dedos algumas das informações que revelam ou traduzem parte do seu DNA e de seu desenvolvimento neurológico. Os desenhos presentes em suas digitais, a quantidade de linhas que os formam, o número de D10 que o indivíduo apresenta serão determinantes na avaliação de suas capacidades genéticas nas áreas supra citadas.

Após a identificação das potencialidades genéticas para o esporte e a atividade física, o quadro abaixo é um facilitador na elaboração do laudo do indivíduo, a ser direcionado o treinamento para a rápida evolução esportiva, para a evolução física no fitness e treinamentos para a melhora da qualidade de vida, ou ainda, a identificação dos esportes que mais se adequam as qualidades físicas presentes no genótipo do avaliado.

 

POTENCIALIDADES

QUALIDADES FÍSICAS BÁSICAS

ASSINALAR AO LADO SE HÁ OU NÃO POTENCIAL

 

 

FORÇA DINÂMICA

 

 

FORÇA EXPLOSIVA

 

 

FORÇA ESTÁTICA

 

 

VELOCIDADE SEGMENTAR

 

 

VELOCIDADE DE REAÇÃO

 

 

AGILIDADE

 

 

RESISTÊNCIA AERÓBICA

 

 

RESISTÊNCIA ANAERÓBICA

 

 

RESISTÊNCIA MUSCULAR LOCALIZADA

 

 

COORDENAÇÃO MOTORA

 

 

RITMO

 

CARACTERÍSTICAS MUSCULARES

 

 

FORÇA PURA

 

 

POTÊNCIA

 

 

HIPERTROFIA

 

 

 

 

 

 
 

 

 

 

 

 

 

 

 


Da mesma forma, com a identificação dos desenhos digitais, número de deltas e de linhas que formam estes desenhos além de diagnóstico da simetria é possível emitir o laudo dermatoglífico indicando suas características genéticas para velocidade de raciocínio e aprendizagem facilitadas.   

Além das características genéticas para a identificação das qualidades físicas é mister a identificação de uma série de elementos importantes para a orientação do talento esportivo, como os cálculos relativos a descoberta da idade óssea, maturação sexual, estimativa de pico de crescimento, estimativa de estatura final, níveis de coordenação motora comparados a idade, assim como níveis de força comparadas a idade.

 

Portanto, o diagnóstico das potencialidades genéticas através da dermatoglifia, possibilitará a elaboração de um laudo voltado as necessidades do cliente/indivíduo na área desejada.

·       INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

ü  Ao próprio indivíduo avaliado que terá em suas mãos através de uma única avaliação suas características genéticas desportivas e suas maiores e menores potencialidades que deverão ser trabalhadas para a obtenção de uma melhor performance;

ü  Empresas em seu setor de RH que poderão minimizar recursos através da escolha de funcionários com maior facilidade de aprendizagem e velocidade de raciocínio;

ü  Clubes e Escolinhas Esportivas para Orientação descoberta de talentos esportivos;

ü  Academias e Assessorias Esportivas, para prescrição de atividades físicas orientadas,

ü  Direcionar às modalidades esportivas, posição ou tipo de prova mais adequada de acordo com o potencial encontrado;

ü  Individualizar e adequar o programa de treinamento;

ü  Otimizar de forma personalizada o treinamento, qualificando e maximizando as potencialidades predominantes tanto para o esporte quanto no FITNESS.

 

·       QUER SABER MAIS SOBRE A DERMATOGLIFIA? PROCURE ARTIGOS CIENTÍFICOS OU VEJA A REPORTAGEM DO FANTÁSTICO NO ESPORTE EM: https://youtu.be/EODGj6VTTPI

 

·       ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA MAIORES INFORMAÇÕES E AGENDE UMA VISITA.

 

·       INFORMAÇÕES E AGENDAMENTOS:

 

INSTITUTO META / META PRODUÇÕES E EVENTOS

TELEFONES: (21) 3689-1195 e 2596-6362

WHATSSAP: (21) 97272-5351

E-MAIL: metaproducoes@gmail.com

 

 

·       Prof. Dr. Mauro Moraes Macêdo

 

ü  Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior- Portugal.

ü  Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco-RJ.

ü  Mestre em Administração e Marketing Esportivo - American World University - EUA.

ü  Pós- Graduação em Treinamento Desportivo – Universidade Gama Filho-RJ.

ü  Graduação em Educação Física – Universidade Gama Filho – RJ.

ü  Graduação em Ciências – Universidade Gama Filho – RJ.

ü  Ex- Técnico da Seleção Brasileira de Basquetebol Masculino – 1989 a 1995.

ü  Diretor do Instituto Meta – RJ.

ü  Delegado Adjunto da Federação Internacional de Educação Física – FIEP.

ü  Membro da Panathlon Rio de Janeiro/Brasil.

ü  Autor de livros e diversos artigos científicos.

ü  Responsável por inúmeras avaliações visando Identificação dos padrões genéticos, à descoberta de talentos esportivos e a para prescrição de exercícios.